Program Loggers

Programar registadores

O Eclo ExpressThermo faz com que programar um registador seja uma tarefa muito fácil.

Repare que esta página não funciona como um ‘assistente’ tradicional, onde tem que passar por todos os parâmetros para programar um registador. No Eclo ExpressThermo apenas tem que alterar os parâmetros que precisa e assim que estiver satisfeito com os ajustes, pode de imediato programar o registador, tocando ou clicando no botão ‘Programar’ (chave de figura F).

No topo da página encontra o número de série e a descrição do registador (chave de figura A) em conjunto com o respectivo modelo (chave de figura B).

Abaixo da identificação do registador, são apresentados os vários grupos de parâmetros (chave de figura C). Estes podem estar ou não disponíveis, dependendo do modelo de registador escolhido para programar. As opções para cada grupo de parâmetros podem variar em função do próprio grupo e do modelo de registador.

Na parte inferior da página  pode sempre consultar a duração do registo (chave de figura E), a qual é ajustada de acordo com as configurações que escolher. Quando terminar de ajustar os parâmetros, toque ou clique no botão ‘Programar’ (chave de figura F) para enviar a configuração para o registador.

Depois de programar o registador, ou a qualquer momento em que desejar sair da programação, toque ou clique no botão “Cancelar” (chave de figura G) para regressar à página anterior.

 

 

Comandos

Na barra inferior de comandos da página de programação estão disponíveis os comandos abaixo descritos.


Guardar os parâmetros e opções actuais como um modelo*.

Reiniciar todos os parâmetros/opções para os valores por defeito.

Carregar um modelo* previamente guardado.

Programar um registador de modelo diferente do actual.

Activar o modo de programação em contínuo .

 

* ver Modelos para mais detalhes.

 

 

Período de Registo

Período de registo é o intervalo de tempo com que as leituras são feitas. Tem influência directa na velocidade com que a memória do registador é preenchida com leituras.

Para escolher um período de registo, arraste os cursores dos dias (chave de figura A), horas (chave de figura B) e minutos (chave de figura C). Dependendo do modelo de registador utilizado, alguns destes controlos podem não estar disponíveis.

Alguns modelos de registadores admitem um período de registo rápido, ajustável em segundos. Para activar este modo ligue o interruptor ‘Rápido’, arrastando o respectivo cursor (chave de figura E) para a direita. O círculo exterior (o único disponível neste modo) mudará para segundos. Poderá voltar ao modo ‘normal’ (por oposição ao modo ‘rápido’) desligando o interruptor ‘Rápido’ (arraste o cursor para a esquerda).

O período de registo escolhido é mostrado à direita dos círculos (chave de figura D) .

 

 

Início

O início do registo pode ser programado para ocorrer nos seguintes momentos:

  • imediatamente após o envio da configuração para o registador;
  • após um dado intervalo de tempo;
  • numa data/hora específica.

Use a caixa de combinação (chave de figura A) para alternar entre estas opções. Quando a opção escolhida requer parâmetros adicionais, estes são mostrados logo abaixo (chave de figura B).

Alguns modelos de registador permitem ainda que o registo tenha início somente após a ocorrência de um alarme de temperatura (chave de figura C).  O efeito prático desta opção é que  o registador inicia a realização de leituras de acordo com o período de registo escolhido, mas só começará a guardar as leituras na memória na altura em que ocorrer a primeira leitura de temperatura fora dos limites definidos.

 

Dica: Retardar o início do registo pode ser útil para garantir que este tem início apenas no local desejado, dando uma margem de tempo para que este seja transportado até à localização pretendida. Outro exemplo poderá ser quando um registador é programado com antecedência para monitorizar um transporte que vai ter início na manhã seguinte, a horas em que ainda não está ninguém no escritório para programar o registador.

 

Temperatura

Neste grupo de parâmetros activa-se / desactiva-se o registo de temperatura (chave de figura E), bem como o uso de alta resolução (chave de figura F) no registo das leituras (nos modelos que possuem estas funcionalidades).  Estas opções têm influência directa na duração do registo.

É também aqui que se definem os limites superior (chave de figura C) e inferior (chave de figura (B)  para os alarmes de temperatura. Os valores por defeito dos limites são iguais à gama de temperatura suportada pelo registador.

Para estabelecer um limite, arraste o cursor correspondente  (chaves de figura A ou D) até atingir o valor desejado.

 

 

Humidade

Neste grupo de parâmetros ativa-se / desactiva-se o registo de humidade (chave de figura E) e a alta resolução (chave de figura F) no registo das leituras (nos modelos que possuem estas funcionalidades).  Estas opções têm influência directa na duração do registo.

É também aqui que se definem os limites superior (chave de figura C) e inferior (chave de figura B) para os alarmes de humidade.  Os valores por defeito dos limites são 0% e 100%, respectivamente.

Para estabelecer um limite, arraste o cursor correspondente  (chaves de figura A ou D) até atingir o valor desejado.

 

 

Diversos

Neste grupo pode atribuir uma pequena descrição ao registador para uma identificação mais fácil do mesmo (chave de figura A).

Existe também a possibilidade, opcional, de sobrepor registos (chave de figura B). Isto significa que ao esgotar a capacidade de memória do registador, as leituras mais antigas começarão a ser substituídas pelas mais recentes. Deste modo, a memória funciona como uma fila FIFO de forma circular. Ative esta opção se entender que é importante dispor sempre da informação mais recente. Tenha em atenção que poderá perder informação se o registador não for descarregado antes das leituras mais antigas começarem a ser substituídas.

Modelos

É muito frequente utilizar os mesmos parâmetros de programação de registadores diversas vezes. Para evitar que tenha que introduzir repetidamente os mesmos valores, o Eclo ExpressThermo permite-lhe gravar um conjunto de parâmetros e opções como um modelo.

Para usufruir desta funcionalidade é necessário definir uma pasta onde os modelos serão guardados. Pode definir esta pasta, na barra de atalhos Preferências. Esta operação é feita uma única vez. Tenha em atenção que, se decidir mudar a pasta dos modelos, terá de mover os modelos já guardados para a nova localização, caso contrário o Eclo ExpressThermo não vai conseguir encontrá-los.

Depois de ajustar os parâmetros e escolher as opções que desejar, aceda à barra inferior de comandos e toque ou clique no botão ‘Guardar modelo’.

Modo contínuo

 

Esta funcionalidade do ExpressThermo é muito útil quando existe a necessidade de programar vários registadores do mesmo modelo e com os mesmos parâmetros de programação, consecutivamente.

Para programar vários registadores em ‘modo contínuo’, ajuste os parâmetros de programação da forma usual (ou carregue-os a partir de um modelo) e antes de tocar ou clicar no botão ‘Programar’, active o ‘modo contínuo’, tocando ou clicando no respectivo botão da barra inferior de comandos (chave de figura A).

Quando o ‘modo contínuo’ está activo, o botão muda o seu aspecto como se vê na chave de figura B.

 

 

Com este modo activado, toque ou clique no botão ‘Programar’, como faria normalmente, e siga as instruções, ligando e desligando os registadores que quer programar, sucessivamente.

Depois de programar o último registador, toque ou clique no botão ‘Terminar’ da janela de instruções, para concluir este processo.